FIFA oficializa Mundial de Clubes Feminino e divulga criação de torneio entre campeões intercontinentais

A tarde desta quarta-feira foi marcada por novidades no calendário do futebol feminino mundial. O Conselho da Fifa oficializou o Mundial de Clubes e aprovou a criação da Copa das Campeãs.
Pedido frequente entre atletas e comissões técnicas, o Mundial de Clubes Feminino irá ocorrer a partir de 2028. Inicialmente prevista para ocorrer em 2026, a competição contará com 16 equipes e vai ser disputada a cada quatro anos. Cinco vagas serão destinadas para clubes europeus, duas para a América do Sul, duas para a África, duas para a Ásia e duas para a Concacaf. As outras três vagas serão decididas em uma fase preliminar, com confrontos entre os classificados de cada confederação. O país-sede ainda não foi definido.
Outra novidade foi a criação da Copa das Campeãs, torneio intercontinental que irá acontecer anualmente, com exceção nos anos em que houver o Mundial de Clubes. A disputa será entre os seis times campeões continentais, com previsão para ser realizado pela primeira vez entre os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro de 2026. A equipe classificada via Libertadores entra automaticamente na semifinal e vai enfrentar um time da Concacaf em busca de uma vaga na decisão. É válido lembrar que as Brabas são as atuais campeãs da competição realizada pela Conmebol, mas precisam vencer a edição de 2025 para garantir uma vaga no novo torneio.
Em reta final de preparação para a estreia na temporada, o Corinthians Feminino irá enfrentar o Grêmio no próximo domingo, 9 de março, em confronto válido pelas quartas de final da Supercopa. A bola rola às 16h, na Arena do Grêmio.