Técnico do Corinthians Feminino lamenta derrota para o São Paulo e analisa esquemas táticos utilizados pela equipe no primeiro semestre da temporada

Na noite de domingo (22), em Santana de Parnaíba, o Corinthians foi superado pelo São Paulo por 2 a 1, de virada, em clássico válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista Feminino. O único gol alvinegro foi marcado por Duda Sampaio, ainda no primeiro tempo. Após a partida, o técnico Lucas Piccinato concedeu entrevista à Rádio Coringão e lamentou o desempenho da equipe.
“Um primeiro tempo onde as duas equipes competiram muito e poucas chances de gol clara. Foi um jogo bem aberto, mas sem tantas situações de gols. A gente teve uma felicidade grande numa finalização da Duda e saímos com a vantagem. Acho que o segundo tempo foi muito ruim da nossa parte. Diria que o pior do ano. Não me lembro de nenhum tempo nosso que sofremos tantas finalizações. A Kemelli fez uma grande partida, a gente poderia ter sofrido gol antes. O São Paulo fez um grande jogo, tem o mérito pelo que produziu. E a gente tem bastante demérito por não ter conseguido encaixar um jogo tão físico quanto é o do São Paulo”, falou.
Piccinato também destacou falhas de leitura tática e momentos de desatenção da equipe, que permitiram a virada do rival.
“Taticamente, talvez a gente não tenha feito as leituras e sai frustrante. A gente vinha de uma sequência boa, com o time produzindo muito, com muitas oportunidades nos jogos… Hoje não tivemos tantas oportunidades, o que é frustrante e o São Paulo saiu com a vitória com duas rodadas de desatenção nossa. Uma bola parada que era nossa fortaleza e, logo na sequência, uma jogada de relaxamento nosso. Lamentamos bastante”, disse.
O treinador analisou ainda as variações táticas que vêm sendo aplicadas ao longo do semestre. Segundo ele, a equipe está preparada para atuar com diferentes formações defensivas, mas houve demora para ajustar o sistema no duelo contra o São Paulo.
“A gente fez uma sequência muito boa com a linha de quatro na competição. Jogo contra a Ferroviária foi uma linha de quatro. A gente teve depois uma sequência de dois, três jogos fortes. A gente fechou esse semestre jogando com uma linha de três, não só contra o Flamengo, mas também no jogo contra Internacional e Cruzeiro. Foram jogos muitos bons em termos de desempenho. Acho que a gente adquiriu essas duas formas de jogar. É entender o que o jogo pede. Hoje até casava a linha de quatro no segundo tempo e a gente demorou para fazer essa alteração nesse sentido. Agora é trabalhar, qualificar, para que a gente chegue no mata-mata capaz de realizar as duas alternativas”, concluiu.
Com a pausa nas competições devido à disputa da Copa América Feminina, entre os meses de julho e agosto, o Timão terá um tempo para ajustes e recuperação. O time alvinegro teve três atletas convocadas para o torneio continental: Duda Sampaio, Mariza e Jhonson. Já Yaya e Thaís Ferreira participarão do período de treinamentos, mas não integrarão a lista final.