CBF revela novidades sobre situação de Yaya após bolada no rosto contra a Colômbia

Na noite deste sábado (26), a CBF divulgou um boletim médico da volante Yaya, que levou uma bolada no olho direito na partida de sexta-feira (25) contra a Colômbia, pela última rodada da fase de grupos da Copa América.
Nos minutos finais da partida, a bola acabou acertando o rosto da camisa 17 do Brasil após chute de Tarciane, ex-Braba. Yaya sofreu um trauma no olho e apresentou visão turva, mas seguiu em campo até o apito final.
Apesar do acontecido, ela não manifestou sintomas sugestivos de concussão, o que não aponta a necessidade de afastamento. Por isso, o protocolo de concussão – que permite uma substituição adicional, fora das regulares – não foi acionado. Segundo o técnico Arthur Elias, em coletiva de imprensa após a partida, a decisão de mantê-la em campo considerou justamente essa avaliação, evitando que ela fosse retirada de forma preventiva e ficasse fora da semifinal em razão do comprimento do protocolo.
Após a realização de exames com oftalmologista, foi descartada qualquer lesão estrutural no local da pancada. O Núcleo de Saúde e Performance da Seleção Brasileira feminina também confirmou que a atleta ficará sob os cuidados do departamento médico e que voltará para as atividades “em breve”, conforme evolução de sua condição.
A Seleção Brasileira volta a campo nessa terça-feira (29), quando encara o Uruguai, às 21h (de Brasília), pela semifinal da competição. Em caso de vitória, poderá encarar a Argentina ou a própria Colômbia na grande decisão.