Corinthians assegura lugar na primeira edição da Copa das Campeãs da FIFA; entenda o novo torneio

Na tarde do último sábado, o Corinthians conquistou o título da Conmebol Libertadores Feminina ao vencer o Deportivo Cali, da Colômbia, nos pênaltis, pelo placar de 5 x 3, depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal. Com o resultado, o clube se tornou o primeiro da história a conquistar o torneio continental em três edições consecutivas.
O título de 2025 veio com um sabor especial. Além de reafirmar o domínio das Brabas no futebol sul-americano, o triunfo trouxe uma premiação de US$ 2 milhões (aproximadamente R$ 10,8 milhões) e, de quebra, garantiu o Corinthians na edição inaugural da Copa das Campeãs da FIFA — o novo Mundial de Clubes feminino organizado pela entidade máxima do futebol.
A FIFA anunciou oficialmente a criação da competição em março de 2025, após uma reunião de seu Conselho. A iniciativa foi considerada um marco histórico por concretizar a ideia de reunir, em um único torneio, as campeãs continentais, promovendo assim um intercâmbio global e elevando o nível técnico e profissional do futebol feminino ao redor do mundo.
Participarão do torneio as atuais campeãs de cada continente: Arsenal (Inglaterra), campeão da Liga dos Campeões da UEFA; Gotham FC (Estados Unidos), vencedor da Copa das Campeãs da CONCACAF; Corinthians, campeão da Libertadores; Wuhan Jiangda (China), campeão da AFC; Auckland United (Nova Zelândia), campeão da OFC; e o representante africano, que sairá da Liga dos Campeões da CAF, marcada para novembro.
A competição começou com duelos preliminares. O primeiro confronto, realizado na China, terminou com vitória do Wuhan Jiangda por 1 a 0 sobre o Auckland United. As chinesas avançaram para a segunda eliminatória, onde enfrentarão o campeão africano em dezembro, em local ainda não definido.
Quem vencer esse confronto garantirá vaga na fase final da Copa das Campeãs, agendada para ocorrer entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, em Londres, na Inglaterra. Na semifinal, o classificado do duelo entre Wuhan e o representante africano enfrentará o Arsenal, enquanto o Corinthians medirá forças com o Gotham FC. Os vencedores das semifinais disputarão o título mundial.
A nova Copa das Campeãs da FIFA será disputada todos os anos, exceto nos períodos em que ocorrer a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, competição que terá 16 equipes e estreia prevista para 2028, em sede ainda indefinida. A CONMEBOL contará com três vagas — duas diretas e uma na fase preliminar —, mas ainda não definiu os critérios de classificação.