HEXACAMPEÃS!

Corinthians supera Deportivo Cali nos pênaltis e conquista sexto título da Libertadores Feminina

Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL

O Corinthians conquistou o sexto título seguido da CONMEBOL Libertadores na noite deste sábado (18), diante do Deportivo Cali (da Colômbia), por 5 a 3 na disputa de pênaltis.

Lucas Piccinato escalou seu time no 3-5-2, começando com: Nicole; Erika, Thaís Ferreira, Mariza; Tamires, Dayana Rodriguez, Leticia Monteiro, Duda Sampaio e Gisela Robledo; Vic Albuquerque e Gabi Zanotti.

À sua disposição, no banco de reservas, Piccinato contava com: Kemelli, Lelê, Letícia Teles, Thaís Regina, Andressa Alves, Ivana Fuso, Juliete, Gi Fernandes, Jaqueline, Jhonson e Ariel Godoi.

No Deportivo Cali, o técnico John Ortíz começou o jogo com:  Luisa Agudelo; Yessica Bermeo, Stefania Perlaza, Kelly Caicedo e Tati Salazar; Paola Garcia, Yuliana Montoya e Kelly Ibarguen; Michelle Vásquez, Melanin Aponza e Maria Marquinez.

O JOGO

Primeiro Tempo

A partida começou com a equipe colombiana pressionando o Timão, resultando em vários laterais e bolas paradas, que paravam em Nicole. A goleira corinthiana fez duas defesas tranquilas e conseguiu segurar a pressão inicial do jogo do Deportivo Cali. Já do outro lado, a equipe corinthiana encontrava dificuldade de criar oportunidades e trocar passes.

Gabi Zanotti foi a responsável por acalmar o jogo do Corinthians. A camisa 10 deu um toque de calcanhar na bola e Vic Albuquerque pegou pelo lado direito da área. Vic ajeitou e Leticia Monteiro tentou, mas a defesa afastou. Na sobra, Duda Sampaio chutou de longe mas foi muito forte e saiu pela linha de fundo.

Pouco depois, Duda cobrou uma falta na área, pela direita central. Érika subiu mais que a marcação, mas cabeceou sem força, facilitando a defesa de Luisa Agudelo. Gradualmente, o Corinthians melhorou na imposição do ritmo, apesar das dificuldades nas finalizações do último terço do campo.

Na jogada seguinte, a defesa do Cali afastou mal, e Duda Sampaio aproveitou a sobra. A meia soltou um novo petardo de fora da área, e Agudelo precisou se esticar para fazer mais uma grande defesa.

Em um contra-ataque rápido, iniciado com um lançamento longo da goleira Luisa Agudelo, o Deportivo Cali chegou ao ataque. Aponza recebeu nas costas da defesa do Corinthians, avançou pela direita e cruzou para Paola Garcia, que finalizou por cima do gol, desperdiçando a principal chance da equipe colombiana.

Em seguida, Montoya fez bela jogada individual, superando Duda Sampaio pela meia esquerda, e serviu Coboz. O chute de longe da atacante pegou Nicole de surpresa, mas a goleira se recuperou rapidamente e desviou para escanteio.

O placar quase foi inaugurado nos acréscimos, em uma jogada de pura confusão. Duda Sampaio cobrou uma falta da intermediária e, no tumulto da área, Vic Albuquerque subiu, desviando a atenção de Agudelo. A goleira se atrapalhou e rebatou mal, deixando a sobra para Erika, que escorou de cabeça para o fundo da rede. A explosão de alegria, porém, durou pouco. Após seis minutos de análise do VAR, operado por Salome Di lorio, a árbitra Maria Laura Fortunato anulou o gol: Vic Albuquerque estava impedida por alguns centímetros.

Antes do apito final, o Corinthians ainda criou uma chance de perigo. As Brabas envolveram a defesa adversária com boa troca de passes até Tamires receber na esquerda, invadir a área e finalizar cruzado. Agudelo, mais uma vez, apareceu para defender e garantir o zero no placar antes do intervalo.

Segundo Tempo

O Deportivo Cali voltou do intervalo mais ativo, criando a primeira chance perigosa. Em cobrança de escanteio, Perlaza se impôs no alto, mas cabeceou para fora. As colombianas mantiveram a pressão ofensiva nos minutos iniciais, dificultando a saída de bola do Corinthians.

A reação corintiana veio em cruzamento de Vic Albuquerque pela direita. Após escorada de Dayana Rodríguez, Tamires dominou, girou e chutou, mas a finalização saiu por cima do gol.

Para tentar destravar a partida, o técnico Lucas Piccinato fez um movimento ousado e promoveu uma tripla alteração aos 12 minutos: saíram Tamires, Gisela Robledo e Letícia Monteiro, e entraram Juliete, Jhonson e Jaqueline.

As substituições renovaram o ataque do Corinthians. Após boa triangulação, Duda Sampaio encontrou Jaqueline pela direita. A atacante tentou o cruzamento, que se transformou em chute, obrigando a goleira Agudelo a fazer mais uma intervenção.

Pouco depois, Duda cobrou uma falta na área, pela direita central. Érika subiu mais que a marcação, mas cabeceou sem força, facilitando a defesa de Luisa Agudelo. Gradualmente, o Corinthians melhorou na imposição do ritmo, apesar das dificuldades nas finalizações do último terço do campo.

As chances mais claras seguiam com o Deportivo Cali. Aponza, novamente, conseguiu se infiltrar nas costas da defesa do Corinthians, invadiu a área e chutou, forçando Nicole a fazer uma boa defesa. O lance, contudo, foi invalidado por impedimento na sequência.

Em mais um susto, Ibarguen cobrou escanteio fechado. A bola atravessou a área e passou por Nicole, mas Jaqueline surgiu heroicamente em cima da linha para desviar de cabeça e impedir o gol do Cali.

Apesar da intensa pressão das colombianas, o placar não se alterou, e a decisão do jogo foi para a disputa de pênaltis.

Cobrança de Pênaltis

Gabi Zanotti inaugurou a série de pênaltis para o Corinthians. A camisa 10 caminhou devagar e finalizou rasteira no canto direito, deslocando Luisa Agudelo. Em seguida, pelo Deportivo Cali, Garcia empatou com uma cobrança forte no ângulo direito, sem chances para Nicole.

Na segunda cobrança, Vic Albuquerque manteve a calma e bateu firme no canto direito, deslocando Agudelo e colocando o Corinthians em vantagem. No entanto, Ibarguen, do lado colombiano, cobrou lentamente e carimbou o travessão, mantendo o placar em 2 a 1 para o Timão.

Thais Ferreira abriu a terceira série, batendo com calma, rente à trave esquerda, para marcar o terceiro gol corinthiano. Aponza, para o lado colombiano, correu lentamente e chutou forte, no alto e no meio do gol, sem chance para Nicole.

A quarta cobrança do Timão foi de Mariza, que bateu devagar, enganou Agudelo e fez o gol. Em seguida, Perlaza marcou para o Cali, mantendo a diferença mínima e forçando a realização da última série de pênaltis.

Jhonson converteu a quinta penalidade, batendo forte no canto esquerdo. Com a vantagem de dois gols a um pênalti restante para o Deportivo Cali, a jogadora assegurou o título para o Corinthians.

Maria Luisa

Writer & Blogger

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PORTAL MENINAS DO TIMÃO

Últimos Posts

  • All Posts
  • .
  • Base
  • Basquete
  • Colunas
  • FUT7
  • Profissional

Parceiros

Edit Template

Portal criado e dedicado para todas as modalidades femininas do Sport Club Corinthians Paulista, nós somos o Meninas do Timão.

Posts Recentes

  • All Posts
  • .
  • Base
  • Basquete
  • Colunas
  • FUT7
  • Profissional

Posts Recentes

  • All Posts
  • Profissional

Meninas do Timão © 2025