Seleção Brasileira Feminina de Basquete perde final para os Estados Unidos e não garante vaga direta para a Copa do Mundo

Na noite deste domingo (06), o Brasil não conseguiu superar os Estados Unidos na final da AmericupW e acabou sendo derrotado por 92 a 84. As duas equipes estavam invictas e reeditaram a final de 2023, vencida pela Seleção Brasileira.
O quinteto titular foi: Alana Gonçalo, Bella Nascimento, Vitoria Marcelino, Damiris Dantas e Kamilla Cardoso. No banco, estavam: Caca, Emanuely, Catarina, Manu, Ayla e Aline. Thayná, com um problema no joelho, ficou fora da partida.
Pelo lado do Brasil, Damiris Dantas e Kamilla Cardoso fizeram parte do “quinteto ideal” da competição. Damiris teve a melhor pontuação média (21,4) por jogo e quebrou o recorde de pontos em uma final de Americup, anotando 35. Enquanto isso, Kamilla foi a jogadora mais eficiente (24,1) do torneio, além de ter a melhor porcentagem de acerto nos arremessos (67,8%), maior média de rebotes (9,1) e de bloqueios (2,0).
Alana Gonçalo, armadora do Corinthians, foi titular em todos os jogos e anotou 32 pontos, 19 rebotes e 21 assistências durante a trajetória do Brasil.
Agora, a Seleção irá buscar a vaga na Copa do Mundo, que acontece em 2026 e será sediada em Berlim, no pré-mundial, que começa em março. Canadá, Argentina, Colômbia e Porto Rico também farão parte da competição.