Com participação alvinegra, Seleção Brasileira bate o Uruguai e garante vaga na final da Copa America Feminina

Na noite desta terça-feira, o Brasil venceu o Uruguai por 5 a 1 pela semifinal da Copa América Feminina e garantiu vaga na decisão do torneio continental, que será diante da Colômbia. Duda Sampaio, do Corinthians, foi titular na partida, enquanto Yaya e Mariza entraram no segundo tempo. Os gols brasileiros foram marcados por Amanda Gutierres (2x), Gio, Marta e Dudinha. O gol do Uruguai saiu após desvio contra de Isa Haas.
No primeiro tempo, o Brasil não enfrentou grandes dificuldades e dominou a partida desde o apito inicial. Aos 10 minutos, Amanda Gutierres abriu o placar após receber assistência de Marta. Pouco depois, aos 12, Gio ampliou o marcador completando um cruzamento de Amanda Gutierres, que contou com um desvio de Fátima Dutra. O Uruguai respondeu com seu primeiro lance de perigo aos 14 minutos, acertando a trave em um chute de fora da área. Aos 26, Marta cobrou pênalti com categoria e marcou o terceiro gol brasileiro.
A segunda etapa começou morna, mas aos 51 minutos Isa Haas acabou desviando contra o próprio gol, descontando para as uruguaias. No entanto, aos 65, Amanda Gutierrez, em uma bela cobrança de falta, marcou mais um e fez o quarto do Brasil na partida. Aos 85, após lançamento preciso de Duda Sampaio, Dudinha arrancou para marcar o quinto do jogo, sacramentando a classificação brasileira para a final continental.
Escalação
Para a partida, o técnico Arthur Elias lidou com o desfalque da goleira Lorena, que cumpriu suspensão. Já Yaya não teve lesão detectada após levar uma bolada no olho durante o jogo contra a Colômbia, na última sexta-feira, e foi relacionada para a partida.
Sendo assim, a equipe titular brasileira foi composta por: Claudia; Isa Haas, Antônia e Terciane; Fátima Dutra, Duda Sampaio, Angelina e Luany; Marta, Amanda Gutierrez e Gio.
No banco, Camila, Yasmim, Kerolin, Kaká, Fe Palermo, Ary Borges, Gabi Portilho, Yaya, Jhonson, Mariza e Dudinha estavam disponíveis.
O Uruguai foi a campo com: Agustina Sánchez, Ángela Gómez, Daiana Farías, Yannel Correa, Juliana Vieira, Alaides Paz, Ximena Velazco, Stephanie Lacoste, Wendy Carballo, Belén Arquino e Esperanza Pizarro.
Desempenho alvinegro
Duda Sampaio foi titular durante toda a partida, criou quatro grandes chances, finalizou três vezes e deu uma assistência, recebendo nota 7.2 segundo o Sofascore.
Yaya, que entrou no segundo tempo no lugar de Angelina, teve uma atuação discreta, com uma finalização, e foi avaliada com 6.5.
Já Mariza, que entrou aos 10 minutos da segunda etapa, teve 70% de precisão nos passes, realizou um corte e duas interceptações, recebendo nota 6.7.
Jhonson permaneceu no banco durante toda a disputa.
Próximo compromisso
A grande final da Copa América Feminina de 2025, protagonizada por Brasil e Colômbia, será disputada no próximo sábado (2), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador.