MANIFESTAÇÃO

Torcedores do Corinthians se unem a outros 13 clubes em nota de repúdio sobre o tratamento dado ao futebol feminino

Foto: Rodilei Moraes

Torcedores e representantes de páginas dedicadas ao futebol feminino do Corinthians se uniram a torcidas e perfis de outros 13 clubes para divulgar uma nota conjunta sobre a organização da modalidade no Brasil. Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Palmeiras, São Paulo, América-MG, América, Santos, Ferroviária, Bahia, Grêmio, Internacional e Real Brasília também assinaram o documento.

A mobilização começou após a alteração do local da partida entre Bahia e Corinthians, válida pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino, marcada para este sábado (9), às 18h. Inicialmente prevista para Salvador (BA), o duelo foi transferido para o Estádio Batistão, em Aracaju (SE).

A mudança ocorreu porque os estádios do estado baiano não estão aptos a receber a partida devido a condições estruturais. Além disso, a Arena Fonte Nova receberá, no mesmo dia, o time masculino do Bahia. O Grupo Globo, responsável pela transmissão do jogo feminino, optou por não alterar o dia e o horário definidos. A decisão frustrou corinthianos que já tinham passagem comprada para acompanhar a equipe na capital baiana.

Uma torcedora do Corinthians contou que o episódio foi o ponto de partida para a ação coletiva.

A ideia da nota em conjunto surgiu após a alteração do local do jogo de Bahia x Corinthians. Com o calendário lotado de confrontos decisivos do brasileirão e copa do brasil femininos, percebemos que quase todos os horários do segundo campeonato estavam ruins, com os jogos começando entre 15h e 16h30 em dias úteis. Os poucos times que estavam com horários melhores disputavam a faixa com os jogos da copa do brasil masculina, como o São Paulo, que teve seus dois times jogando no mesmo horário”, afirmou com exclusividade ao Meninas do Timão.

Segundo ela, o contato com outros clubes foi rápido e bem recebido.

Com isso, entramos em contato com representantes das páginas de futebol feminino dos outros clubes. A recepção foi imediata, montamos um grupo e cada um foi tentando contato com outra página e assim reunimos 14 times para assinar a nota”, disse.

Ela acrescentou que não houve dificuldade para chegar ao texto final.

“Foi bem simples chegar em um consenso sobre o conteúdo da nota, já que todos os times já foram prejudicados pelo tratamento que a CBF e a Rede Globo dão para o futebol feminino”, completou.

A nota divulgada pelos torcedores cita problemas recorrentes na organização da modalidade, como duras críticas a alterações em datas e horários dos jogos devido à solicitação dos detentores dos direitos de transmissão, e aponta pontos que precisam ser corrigidos antes da Copa do Mundo de 2027, que será no Brasil:

“Espera-se que a Confederação Brasileira, que será a responsável pela Copa do Mundo em 2027, consiga organizar um evento atrativo para o público e também para as atletas. Porém, infelizmente, não é isso que vem ocorrendo: a arbitragem continua gerando polêmicas, inclusive, por causa da ausência do VAR; mudanças de data, horário e local dos jogos são feitas às vésperas das partidas; pouco se faz pela divulgação dos jogos – as redes sociais do campeonato Brasileiro, por exemplo, estão às moscas.”

Além disso, o texto pede que as entidades conversem entre si para evitar sobreposição de competições.

“É necessário que CBF e Federações conversem entre si sobre o calendário do futebol feminino. Não raro vemos jogos dos estaduais encavalados ao mata-mata de campeonatos nacionais, como Brasileirão e Copa do Brasil. Outro exemplo de má organização é o jogo do Brasileirão entre Bahia x Corinthians, que será realizado em Sergipe. Como os torcedores acompanham seus times tendo que se deslocar para outro estado?”

O documento também reforça que a modalidade precisa de mais planejamento.

“A menos de dois anos de uma competição tão importante como um Copa do Mundo, não podemos tratar o futebol feminino de forma tão amadora”.

Confira a nota na íntegra: https://www.instagram.com/p/DM6MAt4SlEX/?img_index=3&igsh=aTU5bTR3aWd0OTdk

Lara Faria

Writer & Blogger

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PORTAL MENINAS DO TIMÃO

Últimos Posts

  • All Posts
  • .
  • Base
  • Basquete
  • Colunas
  • FUT7
  • Profissional

Parceiros

Edit Template

Portal criado e dedicado para todas as modalidades femininas do Sport Club Corinthians Paulista, nós somos o Meninas do Timão.

Posts Recentes

  • All Posts
  • .
  • Base
  • Basquete
  • Colunas
  • FUT7
  • Profissional

Posts Recentes

  • All Posts
  • Profissional

Meninas do Timão © 2025