Vic Albuquerque valoriza força mental do elenco do Corinthians e descarta priorização de alguma competição específica na temporada

O domingo foi marcante para o Corinthians. Com o apoio de mais de 40 mil torcedores na Neo Química Arena, as Brabas venceram o Cruzeiro por 1 a 0 e asseguraram o sétimo título do Campeonato Brasileiro, o sexto consecutivo. Um dos principais nomes da equipe, Vic Albuquerque ressaltou a importância da preparação mental para uma final dessa magnitude. A atacante destacou a força da torcida, a pressão sobre as recém-chegadas e o papel da mentalidade vencedora como fator determinante para o triunfo.
“A gente sabe que o Cruzeiro tem uma equipe muito forte, um treinador muito inteligente. A gente estudou muito bem o time delas, bem detalhado. Porque a gente sabia da importância que era esse jogo pra gente em relação a essa parte mental. Fazia muito tempo que a gente não jogava aqui (Neo Química Arena) também, então algumas atletas não estavam acostumadas com isso. As atletas que chegaram, algumas, um pouco nervosas. E a gente conseguir consolidar nossa mentalidade e mostrar pra essas meninas que não estavam acostumadas, entre aspas, com esse tanto de torcida, essa pressão enorme“, iniciou a atacante.
Na sequência, Vic destacou como a preparação psicológica foi decisiva tanto no primeiro confronto quanto na partida decisiva.
“Tanto no primeiro jogo quanto no segundo, a gente entende que faz muita diferença ter um mental forte. Eu acho que o Cruzeiro está adquirindo isso. Isso é muito legal. Mostrar pra outros clubes que, quando você tem investimento, quando a torcida abraça, quando as jogadoras levam a sério, faz diferença no futebol feminino. Então, eu fico muito feliz com esse crescimento e dou meus parabéns ao Cruzeiro também pelo empenho todo esse ano. Elas mereciam estar na final”, opinou a artilheira.
Com a comemoração do título já encerrada, o foco do Corinthians agora se volta para mais uma decisão. Nesta quarta-feira, às 15h, na Fazendinha, o time enfrenta o Juventude em jogo único válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil Feminina.
Vic Albuquerque ressaltou a necessidade de rápida recuperação, tanto física quanto mental, para lidar com a sequência intensa de competições da atual temporada.
“É curtir hoje e amanhã já estar focada na recuperação e também na volta aos treinos. Porque a gente sabe que a Copa do Brasil é só um jogo, a gente não pode vacilar. Daqui a pouco também já tem Libertadores. Vai ser muito difícil, vai ser uma sequência bem pesada”, afirmou.
A atacante ainda aproveitou para criticar o calendário do futebol feminino, que sobrecarrega as jogadoras com compromissos em curto espaço de tempo.
“A gente sabe que esse calendário é muito ruim, muito ruim. Todos os anos a gente bate nessa tecla pra mudar, mas é o que a gente tem. A gente tem um elenco muito grande, muito qualificado pra gente conseguir suportar todas as competições. A gente não vai priorizar nenhuma, a gente quer ganhar todas”, finalizou a atacante.