Armadora e técnico do Basquete Feminino do Corinthians são convocados para Seleção Brasileira

Na última quarta-feira (8), a técnica Pokey Chatman divulgou a lista das 18 atletas convocadas para um período de preparação da Seleção Brasileira Feminina de basquete visando o Pré-Mundial da modalidade, que acontecerá na cidade de Wuhan, na China. A armadora corinthiana Alana Gonçalo está na lista de jogadoras, e na comissão técnica, Bruno Guidorizzi representará as Furiosas como auxiliar.
A Seleção Brasileira iniciará a fase de treinamentos preparatórios em São Paulo, de 11 a 18 de novembro. A equipe de Chatman utilizará a janela FIBA no Centro Olímpico de Treinamento, em Moema. Esta convocação específica não incluirá atletas que fazem parte da NCAA, a liga universitária dos Estados Unidos.
O grupo do Brasil no Pré-Mundial inclui Mali, Sudão do Sul, Bélgica, República Tcheca e a anfitriã, China. A meta é conquistar uma vaga na Copa do Mundo, marcada para acontecer em Berlim, Alemanha, de 4 a 13 de setembro de 2026.
Alana e Bruno Guidorizzi já tinham experiência na Seleção, pois fizeram parte da equipe que conquistou o vice-campeonato da AmeriCup no Chile. No torneio, o Brasil teve um excelente desempenho, chegando invicto à decisão, onde foi superado apenas pelos Estados Unidos.
Neste ano, a jornada das Furiosas na LBF parou nas quartas de final, quando o time foi superado pelo Unimed Campinas em uma série de 2 a 0, terminando a liga na quinta colocação. Em seguida, o elenco de Guidorizzi foi reformado para o Campeonato Paulista. Essa transição de atletas é esperada no basquete feminino, já que no segundo semestre acontecem transferências de muitas jogadoras para ligas internacionais, fazendo com que elas não participem dos campeonatos estaduais.
Apesar das mudanças no elenco, Alana Gonçalo permaneceu no Corinthians e se destaca no Campeonato Paulista. A equipe Alvinegra encerrou a primeira fase do estadual na segunda colocação, com seis vitórias e dois empates. No Timão desde 2024, Alana acumula médias impressionantes em 34 jogos: 11,2 pontos, 5,1 assistências e 3,9 rebotes, além de ter conquistado a medalha de bronze na Copa LBF de 2025.
As Furiosas têm compromisso marcado nesta sexta-feira (10), quando enfrentará o Unimed Campinas, às 19h, no Ginásio Wlamir Marques, pela fase de realinhamento do Campeonato Paulista.
Confira a lista completa:
1) Alana Gonçalo (Corinthians)
2) Maria Albiero (Ourinhos)
3) Maisa Marçal (Ourinhos)
4) Iza Nicoletti (Unimed Campinas)
5) Tainá Paixão (São José Basketball)
6) Bella Nascimento (União Sportiva-Portugal)
7) Vitória Marcelino (SESI Araraquara)
8) Iza Sangalli (Unimed Campinas)
9) Rapha Monteiro (Melilla-Espanha)
10) Aline Moura (SESI Araraquara)
11) Sassá Gonçalves (Santo André)
12) Evelyn Larissa (SESI Araraquara)
13) Gabi Guimarães (Ourinhos)
14) Brenda Barros (Unimed Campinas)
15) Iza Varejão (Partizan-Sérvia)
16) Damiris Dantas (Indiana Fever)
17) Kamilla Cardoso (Chicago Sky)
18) Stephanie Soares (Free Agent)
Comissão Técnica
1) Pokey Chatman – Treinadora
2) Leonardo Figueiró – Assistente técnico
3) Bruno Guidorizzi – Assistente técnico
4) Vita Haddad – Preparador físico
5) Fernanda Gomes – Líder operacional
6) Paulo Szeles – Médico
7) Cristina Casagrande – Médica
8) Isabel Rosa – Fisioterapeuta
9) Giovanna Fumagalli – Fisioterapeuta
10) Joana Paiva – Fisioterapeuta
11) Manoella Fiochi – Psicóloga
12) Denise Silva – Nutricionista
13) Nicholas Santos – Apoio técnico